segunda-feira, 4 de junho de 2012

EXERCÍCIOS DE REDAÇÃO PARA OS ALUNOS DOS 8º ANOS


Atenção, aluno do 8º ano!
Segue abaixo atividades de Redação enviado pela professora Cristiane.


PROPOSTA 1

 

Como solucionar o problema do bullying na escola ou na internet?

Você já ouviu falar de bullying, se é que não travou conhecimento com o problema pessoalmente. De modo geral, bullying é o comportamento agressivo de um ou mais estudantes contra outro(s). O termo se origina de bully, que significa "valentão", em inglês. Esse tipo de violência ocorre principalmente nas escolas, tanto no ensino fundamental quanto no médio, mas não tem se limitado ao âmbito escolar: também já chegou à internet, de onde derivou a expressão cyberbullying. Com base nas informações apresentadas na coletânea que segue, faça uma dissertação em que você explique o que é bullying, dê sua opinião sobre o que, a seu ver, motiva aqueles que o praticam - isto é, os agressores - e apresente uma proposta para se lidar com esse grave problema. Como solucionar a questão do bullying?

 

 

ELABORE UMA DISSERTAÇÃO CONSIDERANDO AS IDEIAS A SEGUIR:

O que é bullying

                                                                                                                              
O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de bullying possíveis, relacionam-se a seguir algumas ações que podem caracterizá-lo:
Colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences.


[ABRAPIA - Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência]











Papel da escola


"A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos. Segundo o médico, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. "Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto", diz.

[Revista Nova escola]

Baixa autoestima


"O bullying está relacionado ao desenvolvimento de baixa autoestima, ao isolamento social e à depressão. Influencia a capacidade produtiva do adolescente-vítima, enquanto o agressor pode ser levado a adotar comportamentos de risco durante a fase adulta, como alcoolismo, dependência de drogas e até mesmo o uso da violência explícita."

[Aramis Lopes, coordenador do Programa Anti-Bullying da ABRAPIA, in Universia]

Cyberbullying


A prática do cyberbullying, ou intimidação virtual, representa um dos maiores riscos da internet para 16% dos jovens brasileiros conectados à rede. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada em fevereiro de 2010 pela Safernet, ONG de defesa dos direitos humanos na internet, envolvendo 2.160 internautas do país com idades entre 10 e 17 anos.

Esse mesmo estudo indica que 38% dos jovens reconhecem ter um amigo que já foi vítima de cyberbullying - quando sofrem atitudes agressivas, intencionais e repetitivas no universo virtual, vindas de uma pessoa ou de um grupo. Os números mostram, no entanto, que apenas 7% dos entrevistados já ouviram o desabafo de seus amigos sobre a vivência de situações de agressão e humilhação na internet.
[Juliana Carpanez, UOL Tecnologia]

Observações

   Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;

  Deve ter uma estrutura dissertativa;

  Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração;

  A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;

  Não deixe de dar um título a sua redação.

PROPOSTA 2 - Narração
                                                         

Você tem medo de quê?

              O coração dispara e a respiração se torna ofegante. Ondas de calor percorrem todo o corpo, as mãos tremem e a transpiração é tão intensa que as pessoas logo percebem sua agitação.
              Você tem tudo na ponta da língua para a reunião, mas, na hora H, mal consegue balbuciar uma ou duas palavras. E aquela sua grande idéia, que você não teve coragem de apresentar ao longo do encontro, é finalmente sugerida por um colega e saudada por todos como a grande solução do problema. A reunião termina e você permanece ali, frustrado e sentindo-se um completo incompetente. Uma única pergunta o atormenta: Por que eu não falei? Por quê?
              A maior parte dos medos relacionados ao dia-a-dia faz parte de um dos grupos mais comuns de fobias, chamadas de sociais. O fóbico social tem dificuldade de se relacionar , não consegue olhar nos olhos de seu interlocutor, conversar naturalmente com seus superiores, falar em público, apresentar idéias ou sugestões, compartilhar tarefas. A característica mais marcante desse tipo de fobia é o medo que a pessoa tem do julgamento dos outros.

Escreva uma narração cujo protagonista, levado pelo medo, envolve-se em uma situação
cômica ou desagradável. Narre em primeira pessoa

Observações



   Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;

  Deve ter uma estrutura NARRATIVA

  Não deve estar redigido em forma de poema (versos);

  A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;

  Não deixe de dar um título a sua redação













PROPOSTA 3 - DISSERTAÇÃO
A partir da leitura da charge abaixo, construa um texto opinativo.
Instruções
• Seu texto deve ter um tom dissertativo, isto é, basear-se em argumentos. 

• Identifique o tema e não desenvolva um texto.
• Não use a primeira pessoa. 

• Escreva entre 15 e 25 linhas. Nem mais nem menos que isso.
Não se esqueça do aspecto estético. Faça margens regulares, escreva até o final da linha, evite rasuras e capriche na letra.



ATIVIDADE 4
Leio, logo existo
[...]
A informação está cada vez mais ao nosso alcance. Mas a sabedoria, que é o tipo mais precioso de conhecimento, ela só pode ser encontrada nos autores da literatura. Esse é o primeiro motivo por que devemos ler. O segundo motivo é que todo bom pensamento, com já diziam os filósofos e os psicólogos, depende da memória. Não é possível pensar sem lembrar – e são os livros que ainda preservam a maior parte de nossa herança cultural. Finalmente, e este motivo está relacionado ao anterior, eu diria que uma democracia depende de pessoas capazes de pensar por si próprias. E ninguém faz isso sem ler.       (Harold Bloom. Veja,31/01/2001.)

Literatura: conjunto de obras como romances, poemas, peças de teatro, novelas, etc.
Democracia: governo em que o povo elege livremente seus representantes; governo da maioria.

01. Harold Bloom é um importante crítico literário norte-americano. Nesse texto ele defende um ponto de vista (uma opinião) sobre leitura. Qual é o ponto de vista que ele defende?  
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



02· Sempre que defendemos um ponto de vista, desejamos convencer nosso interlocutores (leitor ou ouvinte) de que temos razão. Para isso, precisamos nos justificar com argumentos, isto é, explicar as razões, os motivos de pensarmos desse modo. O autor do texto lido, por exemplo, justificou o seu ponto de vista com três argumentos.   Identifique os argumentos usados pelo autor.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


03. Para apresentar os argumentos, o autor colocou-os numa seqüência. Que palavras do texto demonstram essa organização?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. De acordo com o texto, existe uma diferença entre sabedoria e informação. Como você compreende essa diferença? 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




05· A linguagem do texto argumentativo oral costuma ser clara, direta, precisa, pois o objetivo do autor é transmitir com clareza um ponto de vista. Além disso, ela geralmente é empregada na variedade padrão, mas pode variar, dependendo do modo como é veiculada (oralmente, em jornais ou revistas) e do perfil do interlocutor.  como é veiculada (oralmente, em jornais ou revistas) e do perfil do
interlocutor. A linguagem empregada no texto está de acordo com a variedade padrão ou com uma variedade não padrão?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


06. Considerando-se que o texto foi publicado numa revista que tem circulação nacional e é lida geralmente por adultos com grau de escolaridade médio ou alto, essa linguagem é adequada ao público a que se destina? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




























TEXTO 5 – 25/05/2012

FIQUE POR DENTRO!

 

Comissão da Verdade

Grupo investigará crimes da ditadura

José Renato Salatiel*

A presidente Dilma Rousseff (PT) assinou no último dia 16 o decreto que instala a Comissão da Verdade. O órgão examinará violações dos direitos humanos ocorridas durante o período da ditadura militar no Brasil. O Brasil é o último país da América Latina a criar esse mecanismo de justiça.
O grupo é formado por sete integrantes que terão um prazo de dois anos para investigar os casos. Ao final, eles elaborarão um relatório que apontará as circunstâncias e os responsáveis por torturas, mortes e desaparecimentos de presos políticos no país.

Apesar disso, a Comissão da Verdade não tem caráter punitivo, uma vez que a Lei da Anistia, de 1979, impede que os acusados sejam julgados por crimes cometidos na época. Em abril de 2010, o Supremo Tribunal Federaldecidiu que a lei não pode ser alterada para que militares suspeitos de tortura ou integrantes da luta armada (acusados de atos terroristas) sejam processados.
Os trabalhos abrangem o período de 1946 a 1988. Esse intervalo inclui o fim do Estado Novo e a eleição de Eurico Gaspar Dutra, em 1946, que deu início a uma repressão contra movimentos sociais; e a ditadura militar, iniciada com o Golpe de 1964 e encerrada com a eleição de Tancredo Neves (1985) e a publicação da Constituição de 1988.

Na cerimônia de posse, a presidente se emocionou e negou o “revanchismo”. Ela se referia ao fato de que políticos de esquerda, perseguidos durante o regime militar, governam o país desde a eleição do petista Luís Inácio Lula da Silva.
Em 2009, Lula sancionou o Programa Nacional dos Direitos Humanos, que previa a instalação da Comissão da Verdade. A própria Dilma é ex-presa política e ex-militante do grupo radical de esquerda VAL-Palmares, cujos integrantes participaram da luta armada contra os governos militares. A comissão é vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos.
 

Desaparecidos

O foco dos trabalhos serão os desaparecidos políticos. De acordo com o dossiê Direito à Memória e à Verdade, publicado em 2007, há 150 casos de desaparecidos políticos no país. São opositores da ditadura que foram presos ou sequestrados por agentes do Estado, nos anos 1970 e 1980, e que desapareceram sem deixar qualquer registro de suas prisões.
Há casos famosos como o do deputado Rubens Paiva, pai do escritor Marcelo Rubens Paiva. Ele foi preso em sua casa, no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1971. O corpo do político nunca foi encontrado pela família.
O relatório final da Comissão será encaminhado a autoridades para que, com base nas informações obtidas, seja possível localizar e identificar os corpos. Para isso, integrantes do órgão terão acesso a arquivos oficiais e poderão convocar para depor – ainda que não em caráter obrigatório – pessoas envolvidas nos episódios examinados.
 

Pressão

A Comissão da Verdade foi aprovada no Congresso e instaurada pelo governo, em parte, por causa da pressão internacional.
Em 2010 o país foi condenado na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) pelo desaparecimento de 62 presos políticos na Guerra do Araguaia (1972-1974). A ação foi movida por parentes das vítimas.

Houve também pressão doméstica. Nos últimos anos, familiares de mortos e desaparecidos políticos conseguiram direitos a reconhecimento das mortes pelo Estado e a indenizações. Mas eles querem saber a situação em que os parentes foram mortos e onde estão os restos mortais. Militares que participaram das operações nunca divulgaram o local em que os corpos foram enterrados.
O debate a respeito da comissão foi marcado pela polêmica. Familiares e ativistas acreditam que a medida será inócua, pelo fato de não poder punir os responsáveis por crimes. Já militares temiam a reabertura de casos e acreditam que os trabalhos serão tendenciosos, em razão da simpatia ideológica dos integrantes da Comissão, em sua maioria, de esquerda. O prazo curto de análise, de dois anos, também é criticado por especialistas.
 

Julgamentos

Na América Latina, oficiais das Forças Armadas e até ex-presidentes foram julgados, condenados e presos pelo desaparecimento de opositores do governo após os trabalhos das Comissões de Verdade, estabelecidas nos anos 1990.
Diferentemente do Brasil, em países como Argentina, Chile, Peru e Uruguai as leis de anistia não impediram a realização de julgamentos. Isso aconteceu porque as leis foram revogadas ou porque os crimes de desaparecimento foram interpretados como crimes “em continuidade”, não contemplados pelas anistias.
Na Argentina duas leis de anistia foram anuladas em 2003. No Chile, a nova interpretação da Suprema Corte, em 2004, fez com que mais de 500 pessoas fossem levadas ao tribunal.
A primeira Comissão da Verdade foi instaurada em Uganda, em 1974, durante a ditadura de Idi Amin. Até 2010, de acordo com a cartilha “A Comissão da Verdade no Brasil”, havia 39 comissões em atividade no mundo.



PROPOSTA 6





 

O MMA é um esporte como outros ou injustificada glorificação da violência?

The Ultimate Fighter, reality show sobre os lutadores de MMA (sigla para "mistura de artes marciais", em inglês), tem levantado muita polêmica. As lutas são muito violentas e o contato frequente com esse tipo de imagem pode acabar reduzindo o nível de sensibilidade do espectador à violência. Ver um indivíduo quebrar a cabeça do outro passaria a ser algo normal e até desejado para o público. Os críticos acreditam que as academias possam despejar nas ruas uma imensidão de brigões, loucos por sangue. Prova disso foi a entrevista recente de um estudante de 16 anos à Folha de S. Paulo, em que ele justificou sua escolha pelo MMA: "Gosto de bater mesmo, quero ver sangue." Evidentemente, há inúmeros defensores que veem a luta apenas como mais um esporte, capaz de trazer várias vantagens a seus praticantes, como diminuir o estresse, desenvolver disciplina, propiciar grande gasto calórico. Assistir a lutas violentas poderia até ser um modo de exorcizar a violência na vida real. O que você acha dessa questão? O MMA deve ser encarado positiva ou negativamente?

Não é vale-tudo


Quando o UFC começou, em Denver, Colorado, nos Estados Unidos em 1993, cada lutador enfrentava no mínimo três adversários em uma noite. Havia poucas regras - não atingir os olhos, não usar os dedos para rasgar a boca do adversário e não golpear a virilha. Em 2001, os irmãos Frank e Lorenzo Fertitta, empresários americanos donos de cassinos em Las Vegas, compraram o evento e fizeram mudanças para que se tornasse um esporte reconhecido. Cada atleta passou a lutar apenas uma vez por evento, que tem em média cinco lutas por noite.

Foram estipuladas 31 faltas, que podem até eliminar um competidor. Além disso, os atletas foram divididos em categorias de peso [...] e o acompanhamento médico passou a ser obrigatório - inclusive durante os treinamentos. [...] Todos os atletas são obrigados a passar por exame antidoping e testes médicos (HIV, hepatite, ressonância magnética e exame oftalmológico, entre outros). Durante as lutas, cinco médicos coordenados por um especialista em eventos esportivos de combate cercam o ringue, enquanto quatro especialistas em ferimentos leves acompanham os lutadores do lado de fora do octógono - o ringue, também chamado de gaiola, fechado, com cerca de nove metros de diâmetro ou quase 60m2 de área de luta.
[Davi Correia, Revista Veja]

·         
The Ultimate Fighter, reality show sobre os lutadores de MMA (sigla para "mistura de artes marciais", em inglês), tem levantado muita polêmica, pois as lutas são muito violentas



Esporte para uns, violência para outros


Goste ou não, você vai ser atacado por todos os lados: a luta da moda, o MMA, está na TV, no cinema, nas livrarias, nas conversas de bar, nas academias de ginástica. Os patrocinadores do UFC (campeonato internacional de MMA) já estão batendo os tambores para o próximo torneio, que será realizado em junho, no Brasil. São ajudados pelos subprodutos da luta e ajudam a promovê-los.

Na próxima sexta-feira, 16, estreia o documentário "Anderson Silva: Como Água", sobre o grande ídolo da modalidade, com um esquema de distribuição peso-pesado: 150 salas e uma expectativa de público recorde. Em abril, estão previstos três lançamentos de livro sobre o tema: "Filho Teu Não Foge à Luta: como os lutadores brasileiros transformaram o MMA em um fenômeno mundial", pela editora Intrínseca, "A Bíblia do MMA", pela Universo dos Livros, e a autobiografia de Anderson Silva, pela Sextante.

E se você já achava muito ter um bonitão na novela na pele de um lutador (o ator Dudu Azevedo, em "Fina Estampa", da TV Globo), prepare-se. Está sendo filmada a história de José Aldo, campeão dos pesos-pena, vivido na telona por outro bonitão de novelas, Malvino Salvador.

Nas academias, as aulas de MMA estão inchando

De olho no filão, a Fitness Brasil, maior feira de tendências para o setor, que acontece em Santos no final de abril, vai apresentar treinos formatados para esse público de academias, além de montar um octógono (ringue de MMA) durante o evento, onde serão realizadas lutas. Tantos adversários e marketing tão poderoso tornam difícil a vida dos críticos da luta. O de maior visibilidade, atualmente, é o deputado federal José Mentor (PT), que apresentou um projeto de lei proibindo a transmissão dos campeonatos pela TV. Em artigo publicado na Folha (5/3), ele ataca o que considera brutalidade e propaganda de violência gratuita.

[...] "O aumento de alunos nas aulas de MMA é imenso. Eles querem diminuir o estresse, desenvolver disciplina. Fora o gasto calórico, que é enorme", afirma o fisioterapeuta e professor Thomas Henrique Cabrera, que dá aulas da modalidade na rede de academias Runner, em São Paulo. [...] Mas, mesmo regrado, o MMA não convence gente como Éder Jofre, por exemplo. "Acho essa luta um assassinato. Não posso conceber o cara estar no chão e o outro vir dando joelhada", diz o bicampeão mundial de boxe, hoje com 75 anos.

No MMA são usadas regras de diferentes modalidades, misturadas. Pode dar soco, como no boxe, mas também pode bater da cintura para baixo; pode estrangular, como no jiu-jítsu, mas também dar cotoveladas em pé, como no muay thai. "Criticavam o boxe porque era violento, mas, perto do MMA, é balé", diz Jofre.

O estudante Paulo Sanchez, 16, é mais direto. Fez judô na infância, mas prefere o MMA porque tem mais ?pegada?. "Gosto de bater mesmo, quero ver sangue." Esse tipo de atitude preocupa o professor de artes marciais Jeremias Alves Silva. "Hoje tem mercado e qualquer um já quer abrir academia de MMA. A pessoa não é formada numa arte marcial, não consegue dar uma formação correta ao aluno."


[Folha de S. Paulo, 13 de março de 2012]

 

Observações

Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;
Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa;
Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração;
A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
Não deixe de dar um titulo à sua redação.
.

Elaboração da proposta

Sueli de Britto Salles





PROPOSTA 7


TEMA: VENCER A VIOLÊNCIA E A INSEGURANÇA, O GRANDE DESAFIO.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

- ação do crime organizado e do narcotráfico na configuração do atual quadro de violência no Brasil;

- importância da ação policial no combate a violência e riscos que estão sujeitos os profissionais de segurança pública;

- alternativas de combate ao crime.


Mínimo de linhas: 15
Máximo: 25 linhas







PROPOSTA 8


TEMA: TRÂNSITO EM DIVINÓPOLIS
TEXTO DISSERTATIVO
Mínimo: 10 linhas
Máximo: 20 linhas
Dê título à sua redação






PROPOSTA 9







20 comentários:

  1. hahahahhahahaha,
    "Você tem medo do que?"
    http://www.cesupa.br/ProcSeletivo/vestibular/docs/P_PROC2005.pdf - Texto dois, só apertou Ctrl+C Ctrl+V .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que mal há nisso Pedro Sachs, as questões de vestibulares são muito usadas por nós professores, até mesmo os cursinhos de pré vestibular usam esses tipos de questões, pois é assim com a repetição que aprendemos e nos treinamos para poder fazer bem aquilo que desejamos fazer...

      Excluir
    2. Vc já criou algo inovador, totalmente inovador que não seja referência de outra coisa? Faça-me o favor...

      Excluir
    3. O fato de ter utilizado a ideia de outra pessoa,não significa que nunca teve uma ideia original.Simplesmente não da pra ser original o tempo todo.Quem consegue,parabéns!!!!

      Excluir
    4. Engraçado como tem gente quando só sabe criticar , e não vê isso lado bom do trabalho dos outros.ai sim eu digo AFFFFFFf!!!!!!!!

      Excluir
  2. Gostaria de obter as respostas do texto "Leio, logo existo" de Harold Bloom. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria, também, de obter as respostas do texto "Leio, logo existo" de Harold Bloom. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Caro colega! Como faço para oter às respostas?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns seu blog é tudooo e obrigada,você me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Como faço para obter ás respostas " Leio, logo existo"

    ResponderExcluir
  7. Gostei, foi uma boa ilustração.Foi-me útil. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Gostei, foi uma boa ilustração.Foi-me útil. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Gostei, foi uma boa ilustração.Foi-me útil. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de obter as respostas do texto Leio,logo existo

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de receber todos os gabaritos das propostas redacionais. São interessantes. Bjo

    ResponderExcluir
  12. legal esse post. Quero bolar algo assim para o colegio zona norte sp, bacana

    ResponderExcluir
  13. Muito bom. Como posso receber as respostas?
    Obrigada.

    ResponderExcluir